Os perigos das pragas urbanas

Pequenas ameaças que podem trazem grandes prejuízos

Uma das grandes preocupações da saúde pública nos últimos anos vem sendo sobre a propagação de pragas urbanas nas cidades, que se proliferam desordenadamente nos ambientes urbanos. Além de serem inconvenientes, as pragas são nocivas para a nossa saúde.

A equipe da Sudoeste Ambiental, separou alguns tipos mais comuns de pragas urbanas e os perigos que elas representam. Confiram abaixo:

Carrapatos A primeira vista, podem parecer inofensivos, porém esses insetos podem trazer grandes perigos para a nossa saúde. Existem dois principais tipos de carrapato: o carrapato vermelho, que ataca principalmente os cachorros, e o carrapato estrela, que atacam capivaras, cavalos e seres humanos.

Este segundo é muito mais perigoso, pois além de infectar os humanos podem transmitir uma doença chamada de febre maculosa. Essa febre tem um alto nível de fatalidade e pode ocasionar infecção cerebral, paralisia, insuficiência respiratória e renal. Por esse motivo precisamos estar atentos aos locais onde existem capivaras e cavalos.

Baratas Infelizmente comuns, as baratas também podem transmitir doenças aos seres humanos. Em suas patas, esses insetos trazem micro-organismos diversos provenientes dos esgotos, que são os locais onde elas se abrigam e se reproduzem.

Se em sua casa aparecem baratas com certa frequência, é importante que você faça a higienização dos alimentos muito bem e feche adequadamente qualquer embalagem.

Muitas viroses, doenças comuns, podem ser causadas pelas baratas. Além da virose, febre tifoide e hepatite A são doenças que as baratas também podem transmitir.

Pombos 
As crianças adoram correr atrás dos pombinhos! Mas é porque elas não sabe que esses animais podem causar mais de 50 doenças. Entre elas:criptococose, mais perigosa que pode causar danos cerebrais, infecções pulmonares, toxoplasmose, dermatites e alergias em geral.

Ratos 
Pequenos e repugnantes, os ratos são provavelmente a praga urbana mais lembrada. Podem provocar uma série de doenças graves. A principal delas, que é transmitida através da urina dos roedores é a Leptospirose que é transmitida pela água ou por alimentos contaminados. Se não tratada, aLeptospirose pode causar sérias doenças renais e hepáticas.

Por esses e outros motivos, o trabalho de controle de pragas é essencial para casas e empresas. Conheça mais sobre esse serviço que aSudoeste Ambiental oferece (http://sudoesteambiental.com.br/controle-de-pragas.html).

Esses são algumas das principais pragas urbanas. No nosso próximo texto aqui do Blog da Sudoeste, apresentaremos mais algumas e outras doenças que podem ser transmitidas. Curta também a nossa página no Facebook.Até a próxima!

Copyright © 2018 sudoeste ambiental. Todos os direitos reservados