6 Ações que sua empresa pode começar a fazer para ajudar o meio ambiente

O que a sua empresa já faz pelo meio-ambiente? Sabemos que nem todas as ações são simples e podem ser implementadas de imediato. Existem, porém, algumas iniciativas que podem ser adotadas de forma mais simples e que num primeiro momento já apresentam resultados. Pensando nisso, a Sudoeste Ambiental selecionou 6 ideias simples que podem ser iniciadas o quanto antes:


1 – Diminua o uso de materiais descartáveis;
Você sabia que 35% do plástico utilizado no mundo é descartado em no máximo 20 minutos do seu uso? E os destinos desse material são os mares e oceanos, prejudicando a vida marinha.

Para reduzir esse impacto, incentive seus funcionários a terem suas próprias garrafas ou canecas e evite o uso de copo descartáveis. O tempo de decomposição de um simples copinho de café pode variar de 250 a 400 anos.


2 – Diminua o uso de papel;
O ciclo de vida ideal do papel se inicia na gestão sustentável das árvores que serão utilizadas como matéria prima e termina com o recolhimento e a reciclagem desse material.

Porém, muitas empresas não completam o ciclo e após a utilização, descartam o papel de qualquer forma.
Essa atitude, além de acarretar gastos para a empresa, é muito prejudicial ao meio-ambiente.

Existem algumas ações que podem ser realizadas com o objetivo de diminuir o uso do papel. A principal delas é a opção de considerar relatórios e apresentações através de cópias digitais.


3 – Descarte o lixo corretamente;
A coleta seletiva do lixo é o primeiro passo para a reciclagem dos materiais ou para o descarte ecologicamente correto dos mesmos. Além de ajudar o meio ambiente e evitar que materiais recicláveis se percam, a sua empresa ainda ajuda indiretamente na geração de emprego na indústria da reciclagem. No Brasil, apenas 3% de todo o lixo é reciclado, quando na realidade poderia ser reutilizado um total de 30%.


4 – Utilize produtos biodegradáveis;
O longo tempo de decomposição de alguns produtos é um dos principais fatores da poluição e contaminação urbana. Por esse motivo, é interessante optar sempre por produtos biodegradáveis que são feitos com compostos orgânicos e que se decompõe de maneira mais rápida na natureza.


5 – Reduza o consumo de energia elétrica;
A energia elétrica é uma fonte de energia não renovável e que impacta bastante no meio ambiente. Além de tudo isso, é uma forma de energia cara.

Para reduzir o seu consumo, algumas ações podem ser tomadas, entre elas a escolha de cores mais claras para as paredes, o que reduz a necessidade de luzes acesas durante o dia, além da tradicional orientação de manter os equipamentos que não estão sendo utilizados fora da tomada e luzes apagadas quando ninguém estiver em determinado ambiente.


6 – Polua menos;
Existe no mercado uma infinidade de produtos que são comprovadamente menos poluentes. Sacolas biodegradáveis, produtos de limpeza que não poluem, são apenas alguns exemplos. Felizmente hoje já temos diversas opções de produtos amigos do meio-ambiente. Optar sempre por essas marcas é um excelente forma de incentivar essas iniciativas.

Copyright © 2018 sudoeste ambiental. Todos os direitos reservados